top of page
Adolescentes

As famílias se constituem em múltiplos formatos, em diferentes modelos conjugais e estilos parentais com papéis dinâmicos.
Porém, seja onde e quando for, notamos que a adolescência - passagem entre a infância e a idade adulta -, é um período muito desafiador, marcado por transformações físicas, cognitivas, afetivas, sociais e emocionais; cercado por muitos questionamentos, aprendizados e descobertas. Começa-se a passar por um processo mais consciente de formação da própria identidade.


Devido a todo este processo de transformação, a adolescência é comumente associada à fase de rebeldia, um período de difícil compreensão não só por parte dos adolescentes mas também pelas pessoas ao seu redor. Apesar do desafio, é essencial que se tenha um cuidado acolhedor e ao mesmo tempo libertador neste momento tão importante na constituição do ser em formação. 

Lembrando que, muitas vezes, grande parte da adolescência é vivida durante o período escolar, logo, as instituições de ensino possuem grande papel nessa fase da vida, bem como o ambiente familiar que os cerca e as atividades que faz.

Na terapia com adolescentes, busco através da troca, propiciar um ambiente construtivo para esta nova vivência e consciência que se forma em movimento constante, com altos e baixos e que possui um grande potencial criativo e formador.

O desafio é conjuntamente com eles, propiciar um espaço para que possam se descobrir com curiosidade, se conhecer com mais leveza, se expressar com mais coragem e se respeitar com confiança. 

bottom of page