top of page
Método Extra Lesson

Durante a primeira fase de vida, a criança estabelece bases que perdurarão por toda sua existência. Os sentidos do tato, movimento (cinestésico), equilíbrio (vestibular) e uma sensação de seu próprio bem-estar (vital) vão sendo estimulados e desenvolvem-se através da interação com o seu ambiente por meio do brincar. O desenvolvimento sadio desses sentidos corporais é um pré-requisito para outras capacidades (tanto físicas quanto emocionais): tônus muscular, movimento ocular, capacidade de jogar e imitar, discriminação de estímulos, postura, interação responsável com os outros, coordenação motora e equilíbrio. À medida que a criança cresce e vivencia o ambiente, incluindo as pessoas à sua volta, estes sentidos levam-na a conhecer seu próprio espaço e lugar. Se, por exemplo, uma criança apresenta dificuldade de equilíbrio ela vai compensar tanto de forma perceptível quanto de maneiras menos óbvias, tais como evitando brincadeiras infantis, mostrando-se insegura em atividades desconhecidas, podendo apresentar mais tarde dificuldade de leitura ou de manter as palavras no lugar correto na linha. Às vezes, a vida diária atual, com pouca rotina ou momentos de quietude para integrar experiências, é o suficiente para sobrecarregar aqueles sentidos e impedir seu desenvolvimento saudável. Aqueles sentidos, conhecidos como sentidos corporais, são a base para a maturação seguinte. (SAB)

Nota-se porém, que algumas crianças apresentam dificuldade para se ajustar às exigências da vida moderna e podem apresentar dificuldades em diferentes setores de sua vida, inclusive na sala de aula. Diante deste dilema, já no início da década de 70, Audrey McAllen, professora waldorf, junto a médicos e terapeutas antroposóficos, desenvolveu um método que continha recursos pedagógico/terapêuticos para o desenvolvimento motor e cognitivo destas crianças.
O método Extra Lesson foi desenvolvido como forma de aprofundar o acompanhamento pedagógico com base na perspectiva holística do desenvolvimento humano. Os alunos são acompanhados algumas vezes por semana, onde fazem exercícios físicos e jogos específicos, desenho de forma, modelagem, pintura, entre outras atividades e podem ser também encaminhados para outras terapias.

A meta do Extra Lesson é permitir que a criança ou o jovem possa retornar ou resgatar lacunas do seu desenvolvimento, principalmente dos primeiros sete anos de vida que se refletem mais tarde.

 

(Associação para Medicina Antroposófica - Portugal)

bottom of page